Notícias

Voltar para notícias
Estabelecimentos comerciais de Curitiba já podem implantar parklets em vagas de carro 19/07/2016

No último dia 29, a Prefeitura de Curitiba assinou decreto que libera a criação de “Parklets”, ou “Vagas Vivas”. A estrutura poderá ser instalada no espaço de uma ou duas vagas de carro, por qualquer estabelecimento privado. Para a implantação, é necessário que seja apresentado previamente à Secretaria Municipal de Trânsito o projeto e croqui técnico da estrutura.

Uma comissão formada pelas secretarias de Trânsito, Urbanismo, Obras Públicas e Ippuc será encarregada de analisar os projetos, solicitar adequações e autorizar ou não as demandas. Os Parklets poderão ser instalados em vagas de Estar ou não, exceto em vagas de carga e descarga, idosos e deficientes.

A iniciativa tem como objetivo propiciar mais espaços de convivência para os cidadãos. Os Parklets também podem ser considerados como “mini praças’’, possuírem área verde, assentos e paraciclos. O layout e o design podem ser definidos pelo próprio estabelecimento, respeitando as regras de segurança e ergonomia, garantindo conforto às pessoas que ali se acomodarem.


Voltar para notícias